Para essa pergunta não existe uma reposta certa, pois esse questionamento existe desde que a fotografia foi criada e pode ser relativo para cada pessoa. Nos primórdios, a fotografia era vista como uma substituta da pintura, sendo colocada como uma ferramenta que representaria o mundo sem nenhum tipo de intervenção, mas de forma neutra.
Um tempo depois o movimento Pictorialismo, buscava colocar a fotografia ao patamar de arte, mostrando que não é possível ser neutro ao fazer uma imagem, mesmo que ela esteja simbolizando uma paisagem natural.
Quando a fotografia é arte?
A fotografia se torna arte quando trás questionamentos ou promove debates através das imagens.
Mesmo a fotografia fazendo parte alguns estudiosos ainda questionam o seu valor nesse meio e acreditam que ela pode fazer parte do processo mas não ser a obra final. O crítico de arte Jonathan Jones do The Guardian compartilhou seus pensamentos sobre a fotografia em galerias e museus, mostrando descontentamento com a fotografia nesses espaços, dizendo que a mesma era muito pobre quando penduradas em paredes, que vê apenas como conteúdo, enquanto as pinturas e esculturas, levam tempo para ser feita.
Essa é uma discussão extensa e não tem um final para ela, apesar disso a fotografia tem mostrado a sua capacidade de se igualar as outras artes, trazendo assuntos e questionamentos relevantes de forma democrática e acessível.
O que você pensa sobre esse assunto?
Fontes:
Fotografia Fácil: https://fotografiafacil.wordpress.com/2010/09/15/fotografia-e-arte/
SP-Arte: https://www.sp-arte.com/foto/editorial/como-a-fotografia-passou-a-ser-considerada-objeto-de-arte/
Comments