Van Gogh é um pintor que nasceu no dia 30 de Março de 1853, passou boa parte de sua vida pintando, em vida conseguiu vender apenas um quadro e só teve reconhecimento após sua morte.
Apesar de gostar muito do seu trabalho e admirar sua sensibilidade para a arte, não deixo de me perguntar "e se ele tivesse esse reconhecimento em vida?"
Dessa vez não quero trazer uma biografia genérica sobre o artista, mas questionar o porquê muitas vezes a arte é valorizada pelo patamar que elas nos coloca mas poucas vezes é valorizada pelo que ela significa. Existe uma diferença entre ir a uma grande galeria e ir a uma pequena exposição de um amigo que está começando? As pessoas gostam do Van Gogh pelo artista incrível que ele de fato era ou apenas pelo status que elas são colocadas por isso?
Para além das suas obras, as cartas que ele compartilhava com o irmão mostra algumas vezes uma pessoa frustrada, ele já tentou deixar de ser artista, algumas vezes ele se sentiu cansado e na maioria dos momentos era seu irmão que sustentava seus sonhos.
O meu questionamento é, se o Van Gogh fosse um amigo ou um parente, você ainda gostaria do seu trabalho? Seria capaz de passar pelos altos e baixos de ter feito essa escolha? Talvez você não possa ajudar com dinheiro, mas pode dar apoio sempre que possível.
Grandes artistas não chegaram a esse lugar sozinhos, para além das influências, o famoso "Networking" é preciso que as pessoas ao redor de esse suporte, que estejam prontas para dar o suporte necessário e não te fazer desistir
Comments